ENTRE-SAUDADES E GUERRILHA: este trabalho é site-specific no município de Viana e está em construção …

Olá Família,

É com alegria que gostaria de partilhar uma obra que estou trabalhando atualmente intitulada entre-saudades e Guerrilha. Este trabalho é site-specific no município de Viana e está em construção …

Cidade pela qual tenho um grande afeto e carinho pela memória de meus ancestrais que nela também habitaram há quatro gerações e pela qual foi criando laços numa proposta de ação artística. A cada encontro diante da proposta de intervenção na paisagem e Vivências com a comunidade, a obra vai nascendo num tom de uma nova arte, crescendo integrando-se, e inspirando-se com a proposta de harmonizar o espírito desta terra, investigando seu processo de transformação, revivendo segredos e afetos deste lugar.

Este final de semana, no sábado a noite, estava com O senhor Sérgio Nascimento, que nasceu no Casarão. O avô dele era o dono do armarinho que ali havia, eles moravam na parte superior da Galeria…

Em meio a tantos casos contados, um fora especial. Ele me contou que o seu Avô Lírio guardava os sacos de sal, na parte inferior da Residência encostados na parede (ao lado oposto da Porta de entrada da galeria hoje ) e graças às características geográficas do território onde a casa fora construída (na baixada do vale e nos primórdios esta área era cheia de água) por isso, tantos aterros foram necessários para nossa cidade existir (é o método fundamental do projeto á memória da natureza)

O Sr. Sérgio me contou que as paredes umedeciam nas extremidades inferiores de encontro com o chão, pela densidade desta umidade havia previsão de chuva pelo avô dele, assim, muito úmido de manhã, chuvarada à tarde e vice e versa…

Fantástico desta obra são as revelações ouvidas de todos que acompanharão os processo neste blog e partilharem expectativa, pensamentos e conteúdos. Em breve estarão todos convidados para ação de recomposição florestal.

Precisaremos de muita força para conter a ação de anos.

Bem vindos ao Grande Espírito da terra,

Piatan Lube

Entre Saudades e Guerrilhas

Artista:Piatan Lube

Orientador:Julio tirgre

Curadora geral do programa de residência Casarão -Viana-ES:Neusa Mendes

Secretária de Cultura Viana: Fabiene Passamani

Galeria de Arte Casarão:Rodrigo Poltronieri

Consultoria Botânica: Maria Colodet

Consultoria Biologia: Patrícia Maria

Consultoria geografia:Vitor Bessa, Palmerano, Farofa

Video Make:Johnson Sodré – Piatan

Fotografia:Julio Tigre- Piatan- Johnson sudré

Equipe de ação:Exército Verde Apenados da penitenciaria de segurança máxima de Viana (estudar e criar meios de contar com este dado de nossa paisagem)

Coletiva Casa verde /UFES Agentes Voluntários da comunidade

Entre- saudades e guerrilha, residência artística na galeria de arte casarão da secretaria de cultura Municipal de Viana, por meio do programa de residência artísticas  no casarão Junto com a aprovação do mesmo no Edital da Secretaria Estadual de cultura SECULT por meio do  EDITAL 11 Ateliê de arte Contemporânea de 2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s