O desfile “URU-KU” – Mulheres de Araçatiba, será realizado no Teatro Municipal de Viana “Luiz Rodrigues Siqueira”, no dia 20 de julho de 2011, às 20 horas dentro das Festividades de Emancipação Política do Município de Viana, com apresentações culturais das Oficinas de Percussão e Cheiro de Trança: Negrada.

Coleção inspirada na Exposição URU-KU da artista plástica Josely Carvalho, fruto de sua residência artística na Galeria de Arte Casarão, VIANA ES

Foi realizado em Araçatiba o “Dia Cheiroso”  em 06 de novembro de 2010: um Workshop entre a artista, a curadora, os componentes da banda de congo, lideranças comunitárias, costureiras, crianças e outros membros da comunidade de Araçatiba. Nesta oportunidade “o olfato” foi discutido, elaborado e ressignificado pelos participantes através de suas memórias, historias, causos e roda de congo.
O cheiro não pode ser documentado ou arquivado como uma obra de arte visual ou auditiva. Ele existe na abstração. Para ser descrito, necessita fazer uso de metáforas, descrições, lembranças, memórias. A partir destas historias, memória e lembranças, as pessoas que giravam em torno da Araçatiba foram eximias em manter vivas as suas heranças e tradições culturais. São heranças com as quais trabalha o projeto. Tudo isto regado ao preparo e à descrição do passo a passo de uma comida tradicional quilombola: SOTECO (mingau preparado com banana nanica verde, servido com moqueca de peixe). Esta vivência inspirou a criação de design aplicado ao vestuário, uma vez que existe na comunidade o projeto COSTURART, desenvolvido pelas mulheres de ARAÇATIBA.
A partir da beleza natural do lugar e da riqueza histórica da região de Araçatiba – Viana, foi proposta a concepção de uma coleção de peças de vestuário, exclusivas, apresentadas como resultado das oficinas desenvolvidas no Núcleo de Costuras e Bordados do Projeto COSTURART, com o apoio da Secretaria de municipal de Cultura, Esporte e Turismo. A Coordenação de coleção, estilo e oficina de customização estão sendo ministrados por Gabi Lima, e a modelagem e acabamentos executados por Paulo Simões.
As atividades previstas neste projeto são: mobilização e organização coletiva, oficinas de costura e bordados, oficina de modelagem, designer, criação e customização, oficina de estampa e marca gráfica, oficina de adereços. Como resultado deste projeto estão: o fortalecimento das organizações coletivas; a sustentabilidade dos empreendimentos nas áreas de costura; a criação de uma grife com peças para comercialização; a preservação do patrimônio histórico cultural e o resgate das tradições culturais no município de Viana.

Programação:

Moda Ética  significa uma moda que leva em consideração as pessoas por trás das roupas que usam o patrimônio material e imaterial da região, assim como o meio-ambiente. 

Cheiro de prosperidade  URU-KU (Mulheres de Araçatiba)

Coleção inspirada na Exposição URU-KU da artista plástica Josely Carvalho, fruto de sua residência artística na Galeria de Arte Casarão, onde construiu um diário de cheiros com a comunidade de Araçatiba e a partir desse livro, por meio da apropriação da memória fomos tecendo nossos conceitos, fundamentando nosso novo universo. As peças foram concebidas e confeccionadas como num passe de mágica nessa comunidade onde a presença da força material e espiritual da mulher é verdadeira e consciente. A cultura das ervas medicinais (o resgate das disciplinas esquecidas), a igreja, a afrodescendência, a herança da terra da “Santa”, a culinária (Soteco), as tranças afro, a grande família  Araçatibense .

 Cheiro de cor :  Cartela de Cores  Vermelho tomatinho, Urucum, Algodão cru, Laranja flor, Verde alfazema, Terra Araçatiba, Amarelo solar, Negro.

Cheiro de negritude

Formas Inspiradas na cultura afro contemporânea

 Cheiro de Moça Bonita: Beleza

Cheiro de Trança:  Negrada (penteado afro) por Reannie Caetano Borges e Giselle Caetano Borges

Trilha sonora : Oficina de Percussão Odomodê

 Cheiro de Cultura

Cenografia: Taygrun Cardoso, Paulo Simões e Rodrigo Poltronieri

Iluminação e Projeção:  Victor Hugo

 Meu Cheiro

Algumas palavras com cheiro de emoção “Mais uma vez a magia da moda ética nos pegou com todos os encantos das Mulheres de Araçatiba e com a reflexão olfativa emocional de Josely Carvalho. Aquele caminho que nos levou para São Pedro de Itabapoana aberto por Neusa Mendes está nos iluminando novamente para a terra da Santa: Araçatiba. Contando com o olhar e a sensibilidade da Secretária de Cultura Fabiene Passamani e dos cuidados do homem de ouro do Turismo Rodrigo Poltronieri que muito bem e sinceramente nos acolheu, além do carinho de toda a equipe da SEMCET. Faço aqui a declaração da minha paixão por Viana e por Araçatiba. Eu amo essa terra!!!. Essas palavras dedico a todos os seres iluminados como a mulherada do Costurart, capitaneado pela grande mulher, líder comunitária com alma de artista: Jane Coutinho. Dedico este trabalho ao meu pai Marcão que se transformou em luz durante este período e que junto com minha mãe me permitiu ter esses “olhos coloridos”. Gabi Lima

Cheiro de Amor a terra

EQUIPE COSTURART: Marta Moreira, Alzenira Alves, Rosinéia Nascimento, Penha Nascimento, Marlucia Machado, Anna Angélica, Jossiane Oliveira, Renata Alves, Pâmela Martins, Ariele barbosa, Alessandra dos Santos, Aldyane Alves, Carmen Cesconnetto, Janne Coutinho, Mariazinha Lourenço.

Equipe Artemão:IRANI DE ALMEIDA, RUIMARA MARTINAZZI, EULÁLIA MULLER
Equipe Galeria de Arte Casarão:  PENHA AMORIM, PATRÍCIA FREIRE, PÂMELA BARCELLOS

Curadoria Geral  NEUSA MENDES

 Direção de Designer de Moda  GABI LIMA

 Designer de Costura e Modelagem PAULO SIMÕES

Realização PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA

Parceria ODOMÔDE – PREFEITURA DE VITÓRIA

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s