Curador do Projeto Rumos Itaú Cultural visita Viana

 Os técnicos da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Turismo (Semcet) de Viana receberam nesta segunda-feira, dia 18, a visita do curador de arte Júlio Martins, integrante da equipe curatorial do Projeto Rumos Itaú Cultural.

Júlio está mapeando os projetos culturais do Espírito Santo que poderão ser contemplados nos editais lançados pela área cultural do Itaú para o triênio 2011/2013. O curador esteve na Galeria de Arte Casarão, conheceu os projetos da Semcet e visitou a Exposição URU-KU: As disciplinas esquecidas, da artista plástica Josely Carvalho.

Um dos grandes projetos que está em andamento em Viana é o Programa de Residência que já trouxe dois artistas ao município resultando em duas exposições na Galeria Casarão, uma delas é a de Josely Carvalho. O outro artista foi José Rufino, que abriu a temporada 2010 do Casarão com a exposição Silentio, resultado do Projeto (Re) Invenção de uma cidade. contemplado no Edital Arte Patrimônio, do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)”

Julio expo.JPG“A iniciativa de trazer o artista para vivenciar a cidade e criar a partir das experiências adquiridas com a observação do cotidiano das comunidades é uma coisa de vanguarda. Essa experiência já acontece com frequência nos grandes centros da Europa e agora estou presenciando isso aqui em Viana”, disse o curador. Na foto, Julio Martins visita a exposição ao lado de Rodrigo Poltronieri, do Departamento de Turismo da Semcet. 

 

O Projeto Rumos Itaú Cultural Artes Visuais visa a formação de público para a leitura contemporânea e está na quinta edição. Em 2010, seis cidades foram contempladas com o programa. Além de Viana, única cidade capixaba beneficiada, também foram incluídas o Rio de Janeiro, Santo André (SP), Londrina (PR), Uberaba (MG) e Ouro Preto (MG).

Com a inclusão de Viana, várias atividades aconteceram como o curso “História da Arte do Século XX aos Dias de Hoje” que foi dividido em três módulos e abordou a história e as expressões artísticas desde a década de 20 até a atualidade.

Para ministrar o curso e dar palestra estiveram Regina Teixeira de Barros, curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo e professora de História da Arte; Maria do Carmo Nino, artista plástica e Doutora em Artes e Ciências da Arte pela Université de Paris 1 – Panthéon Sorbonne e Sheila Cabo Geraldo, líder do grupo de pesquisa Escrita da História e da Crítica de Arte e que concluiu recentemente o pós-doutorado na Universidad Complutense de Madrid.

Com o encontro, Viana também recebeu a doação de 20 livros considerados top’s da bibliografia sobre arte contemporânea. Os livros estão disponibilizados para consulta no acervo da Galeria de Arte Casarão e foram indicados pela equipe curatorial do programa Rumos.

Lorena.JPGAlém de especialistas na área cultural a exposição de URU-KU também atrai outros visitantes, como a estudante Lorena Cristina Cancian, cursando o último período de Artes Visuais da Universidade do Espírito Santo.  “Adorei ter vindo. A galeria é um espaço muito bonito e a exposição é muito interessante. Recomendo uma visita”. 

  

 Nos finais de semana as visitas deverão ser agendadas pelo telefone 3255-1196 ou 3255-1346. Texto: Waldson Menezes / Foto: Waldson Menezes

http://www.viana.es.gov.br/VerNoticia.aspx?no=2162&nv=Prefeitura;Notícias

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s