oficina “Livro de Artista”, construída a partir de registros desenhos e textos. Exposição SILENTIO

 Essa atividade foi o  pontos de partida para uma possível metodologia, imbricada na cultura, na educação e na cidadania, em especial com grupos oriundos de escolas. Os professores repetiram nas  salas de aula as ações empreendidas pelo artista Rufino.

Desenvolvimento
 Imagine você como um artista que vai fazer uma instalação sobre a maneira como percebe e sente seu bairro. Você deseja que o ambiente de sua instalação cause nas pessoas que visitem seu trabalho as sensações e os sentimentos que seu bairro produz em você.

Seu desafio então é encontrar em seu bairro coisas que dêem forma aos seus sentimentos e às suas sensações. Essas coisas podem ser cenas, sons, cheiros, objetos e resíduos, jogados fora ou não, falas de pessoas, desenhos, textos escritos, etc.

Faça deste caderno seu “livro de artista”. Anote, desenhe, observe a sua cidade, seu bairro, as pessoas. Você mudaria alguma coisa? E a cidade que você sonha? Como ela é? As páginas brancas são para você.

 Você conhece o bairro próximo ao seu? Será que os habitantes do seu bairro vizinho conhecem o seu?  Então, troque este caderno com o morador do outro bairro. Peça a ele para fazer o mesmo sobre o seu bairro. As páginas amarelas são para o bairro vizinho.

Lembre-se que este caderno deve voltar para você, então as páginas verdes serão para você fazer o que achar necessário. Tudo que observar em seu bairro e que possa contribuir para pensar em sua instalação. Lembre-se que está em busca das formas de suas sensações e sentimentos. Quando achar importante desenhe, registre entrevistas com pessoas que julga poderem ajudá-lo a compreender seus sentimentos e suas sensações, escreva todas as idéias que surgirem.

Nos cadernos, há uma janela vazada, destacada do caderno, transformam-se no visor, que poderá auxiliá-lo a enquadrar áreas menores daquilo que enxerga. Use quando achar necessário.

Bom trabalho!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s