SILENTIO, exposição de José Rufino, abre temporada 2010 em Viana

Foram dois meses de busca pela arte em Viana e que culmina com a abertura da exposição Silentio, do artista plástico paraibano José Rufino. A instalação é feita com materiais que viraram entulhos por conta da inundação ocorrida em novembro passado no município e que causou a perda de bens matérias dos moradores dos bairros atingidos pelas águas das chuvas e das enchentes de rios. 

A exposição será na Galeria de Arte Casarão e abre ao público neste sábado, às 11 horas, O visitante poderá apreciar as obras e o vídeo do artista, nos dois andares da galeria. A curadora da exposição é a artista plástica Neuza Mendes.

Restos de mesa, cama, guarda-roupa, cadeiras e outras madeiras que um dia foram móveis, serviram de inspiração para que o artista montasse a exposição. Rufino visitou Viana pela primeira vez em novembro do ano passado, quando conheceu o drama vivido por quem perdeu seus bens. A partir daí ele resolveu recolher os entulhos e montou Silentio.

 As peças recolhidas passaram por uma triagem e em seguida foram limpas e pintadas. Elas estão montadas em até 1.80 metro de altura, uma referência à marca da água deixada nas paredes das casas durante a inundação e que foi observado pelo artista.

A visita de Rufino ao município permitiu que ele observasse o cotidiano dos moradores, os locais históricos e, então, criasse sua arte a partir do que vivenciou. Além da exposição o artista também montou a videoinstalação Myriorama, produzida com reproduções tiradas por ele mesmo de outras fotos antigas fornecidas pelo setor de arquivo da Prefeitura de Viana e da coleção de moradores antigos da cidade.

A segunda estadia de José Rufino em Viana começou no dia 23 deste mês e se estende até a abertura da exposição. A realização do evento é do Paço Imperial, Ministério da Cultura e Instituto o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e da Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. 

Informações e agendamento de visitas monitoradas: (27) 3255-1196 / 3255-1346

Secretaria Municipal de Comunicação
Coordenação de Imprensa: Júlio Palassi
Texto: Waldson Menezes
Foto: Gibran Chequer
Tels: 2124-6752 / 2124-6746 / 9913-0746
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Anúncios

2 respostas em “SILENTIO, exposição de José Rufino, abre temporada 2010 em Viana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s