Exposição Silentio abre temporada da Galeria Casarão

Exposição Silentio abre temporada da Galeria Casarão

A abertura da exposição será dia 30, mas o artista plástico José Rufino chega a Viana neste sábado (23) para acompanhar toda a montagem e os preparativos finais de Silentio, que abre a temporada de exposições 2010 da Galeria de Arte Casarão. 

O evento faz parte do projeto (Re)Invenção de Uma Cidade e o artista resolveu criar sua arte a partir dos entulhos que as chuvas produziram em Viana no final do ano passado. Rufino passou duas semanas no município para conhecer a cidade, manteve contato com moradores e acompanhou as chuvas que castigaram o município e causaram prejuízos aos moradores, principalmente os ribeirinhos que moram às margens do Rio Santo Agostinho.

A partir do que vivenciou nessa visita o artista se inspirou e resolveu levar para a galeria a arte feita com diversos materiais recolhidos nas enxurradas e descartados pela população como restos de cama, mesa, cadeiras, gavetas, guarda-roupas, materiais que um dia já fizeram parte de uma mobília da sala, quarto ou outra dependência qualquer.

Até uma imagem de Cosme e Damião doado por uma moradora do Bairro Santo Agostinho estará exposta nesta exposição. Todo o material recolhido passou por uma triagem final no Casarão e recebeu um tratamento de limpeza e pintura.

Jose Rufino ficará hospedado dentro da Galeria de Arte e esse contato permanente com o local de exposição faz parte do projeto para que o artista possa se envolver com a cidade e conhecer melhor o dia a dia dos moradores.

 O Projeto que possibilitou a vinda de um artista de renome para Viana foi contemplado no Edital Arte Patrimônio, do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Dos quase 200 trabalhos enviados de todo o Brasil, o Espírito Santo foi contemplado pelo MinC com dois projetos, sendo um deles o (Re)Invenção de Uma Cidade. A curadora do projeto, a artista plástica Neuza Mendes, escolheu José Rufino por ser um artista que possui uma linha de trabalhos desenvolvidos que privilegia a investigação da memória de um lugar.

 Secretaria Municipal de Comunicação
Coordenação de Imprensa: Júlio Palassi
Texto: Waldson Menezes
Foto: Waldson Menezes
Tels: 2124-6752 / 2124-6746 / 9913-0746
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s